Potências econômicas atuais
Quanto mais um país apresenta capacidade de produção e distribuição de bens materiais, maior se torna a sua força econômica. As maiores economias globais são as principais potências econômicas do planeta, e você provavelmente tem alguns produtos na sua casa que vieram desses países.
Conheça o ranking da economia mundial de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o produto interno bruto (PIB) de cada país, divulgados em outubro de 2021. As duas principais potências econômicas atuais são os Estados Unidos e a China.
Estados Unidos: a maior economia do mundo
Responsável por grande parte do PIB mundial, os Estados Unidos são o maior importador e o segundo maior exportador de produtos do mundo. Grandes marcas globais têm origem no país, como Coca-Cola, Nike, McDonald’s, Google e Microsoft. É o principal produtor de energia elétrica e nuclear, mas também o maior importador de petróleo.
China
O país com maior crescimento econômico do mundo. Composto por uma economia mista resultante das reformas econômicas de Xiaoping aplicadas desde 1978. Fazendas foram privatizadas, encerrando a prática da agricultura coletiva. Assim como indústrias na área de mineração e produtos básicos (roupas, processamento de comida e etc) também passaram a fazer parte o setor privado. Estas medidas levaram a China a se tornar a nação com o maior crescimento econômico dos últimos 25 anos.
Japão
Líder nas áreas de pesquisa científica, médica e no desenvolvimento tecnológico. O Japão possui um dos maiores bancos do mundo, o Mitsubishi UFJ Financial Group. A economia japonesa depende essencialmente de uma forte cooperação entre o governo e a indústria, com um grande investimento em alta tecnologia e práticas de redução de desperdício e reciclagem de materiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!!! Ele é muito importante!!!Valeu.