sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Demografia



Demografia: população.

1ª) (UNIFENAS) A pirâmide de idade da população reflete uma dinâmica demográfica onde são verificadas importantes transformações na composição etária da nação, para efeitos de planejamento socioeconômico do país. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou através de dados coletados pelo Censo 2010 a nova pirâmide etária do Brasil.


Fonte:IBGE/Censo 2010, http://fernandonogueiracosta.wordpress.com.Acesso em 11/08/11 A respeito da atual pirâmide etária brasileira, é possível constatar que

a) a população brasileira vivencia uma transição demográfica com aumento significativo do crescimento vegetativo em âmbito nacional.
b) é evidente a permanência de uma pirâmide etária com perfil típico de nações subdesenvolvidas, com predomínio no país da faixa etária composta por jovens entre 0 a 19 anos, como pode ser verificado em seu ápice.
c) ocorrem uma dinâmica demográfica de redução da taxa de natalidade e um envelhecimento da população brasileira em ritmo acelerado, acarretando um alargamento do topo da nossa pirâmide de modo cada vez mais expressivo.
d) os dados fornecidos pela atual pirâmide etária apresentam um país predominantemente juvenil em razão do aumento dos índices de fecundidade nas últimas décadas.
e) a taxa de natalidade ainda é muito elevada no país, fato comprovado pelo predomínio do contingente demográfico jovem sobre a faixa etária da população adulta, compreendida entre 20 a 60 anos.

2ª) (PUCPR) A estrutura demográfica brasileira caracteriza-se por:
a) Aumento nas taxas de fecundidade e natalidade e aumento nos indicadores de mortalidade infantil, indicando aumento do crescimento vegetativo.
b) Aumento da fecundidade, redução da expectativa de vida e aumento das imigrações, indicando crescimento da população adulta.
c) Aumento da expectativa de vida, diminuição das taxas de fecundidade e de mortalidade e aumento da população com idade superior a 60 anos.
d) Aumento da natalidade e da expectativa de vida, indicando crescimento demográfico significativo da população de 0 a 5 anos.
e) Aumentos das emigrações, indicando a falta de perspectivas de vida e decréscimo na quantidade de população jovem e adulta.

3ª) (MACKENZIE) No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realiza o recenseamento da população a cada dez anos, desde 1940. Assim, as informações nos permitem realizar análises com base em séries históricas e apontar certas tendências.
Se considerarmos os dados a serem coletados e divulgados após o censo de 2010, é razoável afirmarmos que, provavelmente, teremos

I. uma continuidade do processo de queda da taxa de fecundidade e um aumento do percentual da população jovem em decorrência disso.
II. a confirmação de que a violência urbana é um fenômeno preocupante e que explica, por si só, a contínua redução da expectativa de vida verificada nas últimas quatro décadas.
III. a manutenção do processo de redução dos índices de natalidade, que tem ocorrido desde o fim da década de 1970, e que resulta, entre outros fatores, no aumento do acesso a métodos contraceptivos, mesmo entre as camadas mais pobres da população.
IV. a elevação da proporção de idosos em decorrência da ampliação do acesso a serviços de saúde e saneamento, que tem determinado o aumento da longevidade.

Estão corretas, apenas,
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e III.
e) II e IV.

4ª) (IBMEC-RJ) Quinto mais populoso país do planeta, com mais de 180 milhões de habitantes, o Brasil enfrenta um problema muito comum em diversas outras regiões do globo. Assinale-o:
a) a existência de uma sociedade predominantemente envelhecida;
b) taxas de mortalidade infantil crescentes em todas as regiões brasileiras;
c) ondas migratórias invertidas, ou seja, dos grandes centros para o interior, em especial para a região amazônica;
d) crescimento demográfico em queda, resultado da opção por menor número de filhos, especialmente nas faixas sociais mais elevadas;
e) uma tendência à ruralização acelerada, decorrência da violência crescente nos centros urbanos de todo o país.

5ª) (Fmtm) A pirâmide etária da população brasileira vem apresentando um significativo estreitamento de sua base e um alargamento do meio para o topo, em razão da (o) 
a) aumento de escolaridade e renda per capita.
b) aumento das taxas de mortalidade infantil e queda nas taxas de fecundidade.
c) queda das taxas de natalidade e de mortalidade e aumento da expectativa de vida.
d) queda das taxas de expectativa de vida e aumento da emigração.
e) queda das taxas de natalidade e aumento da taxa de mortalidade infantil.

6ª) (IBMEC) “A família brasileira continua encolhendo, de maneira gradual, mas, ao que parece, segue um rumo irreversível. Pelas projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mantido o ritmo de queda dos nascimentos, a partir de 2030 – quando o país deve chegar a 225 milhões de habitantes – a população  começará a declinar.”

 (Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de setembro de 2007)

Entre os motivos da diminuição do ritmo de crescimento demográfico brasileiro e suas conseqüências é
correto afirmar que:
a) a aceleração da urbanização e o avanço da tecnologia médica contribuem para que, no ano de 2030, a população brasileira tenha majoritariamente um perfil jovem.
b) as mudanças relacionadas ao acesso da mulher ao mercado de trabalho e o aumento do nível de
escolaridade colaboram para o envelhecimento da população brasileira.
c) a queda da taxa de mortalidade infantil associada ao aumento da escolaridade promove o envelhecimento da população, o que resolverá o déficit previdenciário.
d) o aumento da expectativa de vida é conseqüência direta de políticas sociais implementadas em áreas rurais e relaciona-se com a queda da taxa de natalidade.
e) com a diminuição da taxa de fecundidade, o governo brasileiro implementou programas de incentivo
fiscal às famílias que tiverem mais que dois filhos.

7ª) (UFRR) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha.
Isso ocorre em função do:

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.
e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

8ª) (FATEC) A análise da atual pirâmide etária brasileira permite afirmar que houve um estreitamento da base e um alargamento do topo, demonstrando
I. a diminuição das taxas de natalidade.
II. o aumento das taxas de mortalidade infantil.
III. o aumento da expectativa de vida.
IV. o aumento das taxas de fecundidade.

Estão corretos SOMENTE os itens

a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.

9ª) (FEI) De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a população de idosos no Brasil chegará a 20 milhões até 2030, o dobro da população atual. Além disso, o Brasil será o quarto país com maior crescimento no número de idosos até 2030, perdendo apenas para a China, Índia e
Estados Unidos. Os motivos para o crescimento da população idosa podem ser atribuídos:
a) ao aumento da População Economicamente Ativa (PEA).
b) ao aumento da taxa de natalidade e à redução da taxa de mortalidade.
c) à queda da taxa de natalidade e ao aumento da expectativa de vida.
d) à melhora da qualidade de vida no país e ao alargamento da base da pirâmide etária brasileira.
e) ao aumento da taxa de fecundidade e à redução da mortalidade infantil.




10ª) (UEPB)


A estrutura etária da população tem reflexos importantes na economia de um país. Logo, a tendência dos grupos etários representados no gráfico nos leva à reflexão de que:

I - Em 1980, 38% da população tinham entre 0 a 14 anos de idade, em 2000 esse percentual cai para 29%, e, de acordo com as projeções do IBGE, em 2020 as crianças e jovens menores de 14 anos serão apenas 23% da população do país.
II - A participação relativa de idosos na população total vem aumentando significativamente. Em 1980, as pessoas com mais de 60 anos de idade representavam apenas 6%; em 2000 já perfaziam 7% e em 2020 totalizarão 13%.
III - As estatísticas oficiais afirmam que em 2006, 97% das população entre 7 a 14 anos frequentavam a escola. Como a população, nessa faixa etária, tende a diminuir em termos relativos e a permanecer estável em termos absolutos, não será necessário ampliar o número de vagas já existentes nas escolas fundamentais e sim melhorar a universalização do ensino médio e a qualidade das escolas, em todos os níveis.
IV - A projeção nos mostra que nas próximas décadas haverá um acelerado crescimento da população de idosos, resultante do aumento da expectativa de vida. Essas alterações no padrão demográfico brasileiro agravam a crise estrutural do sistema de previdência social no Brasil, mas, por outro lado, aumentam de maneira significativa a importância dos idosos no mercado de consumo (casas de repouso, atividades recreativas, educação continuada na área de informática, ensino de línguas estrangeiras e uma boa pedida para a indústria do turismo.

Estão corretas:

a) Apenas as proposições II e III
b) Apenas as proposições I e II
c) Todas as proposições
d) Apenas as proposições II e IV
e) Apenas as proposições I e IV

11ª) Analise a tabela abaixo e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
OBS: povoado (densidade demográfica)

a) (        ) Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso e mais povoado.
b) (        ) O Afeganistão é a nação que apresenta o maior crescimento demográfico e a menor expectativa de vida.
c) (        ) Entre os países analisados, o Brasil é o terceiro mais populoso, além de ser o menos povoado.
d) (        ) Com aproximadamente 33 mil habitantes, Mônaco possui a maior expectativa de vida, além de ser o mais povoado.
e) (        ) Estados Unidos é menos populoso que a China e mais povoado que o Afeganistão, além de possuir crescimento demográfico superior a Mônaco.

12ª) (UFRR) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:
a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.
e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.
13ª) Para responder à questão, analise o gráfico a seguir:




Desde a década de 1970 observa-se uma queda significativa da taxa de natalidade no Brasil. Sobre os motivos desta queda, assinale a alternativa incorreta:

a) Aumento da idade média para os casamentos.
b) Aumento da taxa de fecundidade.
c) Urbanização da população.
d) Uso de métodos anticoncepcionais.
e) Aumento do nível de escolaridade da população.
14º) A pirâmide etária é um gráfico que expressa o número de habitantes de um país, estado, região ou município e sua distribuição por sexo e idade.
Observe as pirâmides etárias abaixo. Com base nas pirâmides etárias brasileiras, analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo.


( ) A pirâmide etária de 1980 evidencia elevadas taxas de natalidade, fecundidade e mortalidade, baixa expectativa de vida e elevado crescimento populacional.
( ) A pirâmide etária de 2000 demonstra a diminuição das taxas de natalidade e de fecundidade, além do aumento da expectativa de vida e da diminuição do crescimento
populacional.
( ) A diminuição do número de jovens, indicada pela pirâmide de 2000, deve-se ao aumento da mortalidade infantil.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) V – F – F
 b) F – V – V 
c) F – F – V
 d) V – V – F
 e) V – V – V
15ª) Observe o gráfico a seguir.


INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Anuário Estatístico do Brasil, 1982. Censo demográfico, 2000.

A diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade indica aumento, redução ou estabilização na taxa de crescimento vegetativo. A leitura e interpretação do gráfico demonstra que o crescimento vegetativo

a) aumenta quando as taxas de natalidade e mortalidade são elevadas.
b) estabiliza-se quando a taxa de natalidade é maior que a de mortalidade.
c)  é maior quando a diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade é elevada.
d) é baixo quando a taxa de mortalidade é menor que a de natalidade.
e) aumenta quando as taxas de natalidade e mortalidade são baixas.

16) [UFSC] Com base na tabela que trata da população absoluta e relativa dos países mais populosos do mundo e nos seus conhecimentos sobre esse assunto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).




      I.     O Brasil é um país bastante povoado.
    II.     O Brasil é um país bastante populoso.
  III.     O Brasil é um país populoso e bastante povoado.
  IV.     Comparado aos principais países mais populosos do mundo, o Brasil possui baixa população relativa.
    V.     Por ser um país bastante povoado, o Brasil não exige políticas de desenvolvimento regional para a ocupação do território.
Estão corretas as alternativas:
(A).   I e III apenas.
(B).   I, III e V apenas.
(C).   I, II e V.
(D).   III e IV apenas.
(E).   II e IV apenas.








Um comentário:

  1. Olá Multiplicador, que 2015 seja de boas realizações para você e toda sua casa!

    Jose Carlos, estamos aqui em nome dos Educadores Multiplicadores, pois estamos precisando de sua ajuda para alargar as fronteiras do conhecimento e encurtar a distância entre os educadores.

    Ajude-nos a conhecer novos trabalhos, fazer novas e boas amizades, todos nós ganharemos. Gostaríamos que convidasse 2 ou 3 blogs de sua lista de professores para fazerem parte da Família Educadores Multiplicadores.

    Ah, educador(a) não esqueça de atualizar/adicionar o nosso banner de parceria em seu blog, isto é muito importante.

    Certo de sua compreensão, agradecemos em nome de todos os Educadores Multiplicadores. Visite-nos! Contamos com você! Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    Irivan Rodrigues

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!!! Ele é muito importante!!!Valeu.