quinta-feira, 6 de junho de 2013

Urbanização



O que é conurbação?
A conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra, te tal forma que acabam se unindo como se fosse apenas uma. 
Um exemplo clássico de conurbação é aquele que aconteceu entre a cidade de São Paulo e os municípios vizinhos (Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema e Guarulhos). Neste caso, a cidade de São Paulo cresceu tanto que acabou “encostando” nos municípios vizinhos, formando um aglomerado urbano conhecido como Grande São Paulo.


A conurbação pode apresentar efeitos negativos caso não ocorra um eficiente planejamento urbano, pois os problemas de uma cidade podem ser transferidos para as vizinhas.

Um exemplo clássico do fenômeno da conurbação é a região metropolitana de São Paulo que engloba diversas cidades que estão interligadas seja por meio das atividades econômicas, influência política e do fluxo do movimento pendular (deslocamento diário de pessoas de residem em uma cidade, porém trabalham em outra).
A conurbação acarreta vários problemas de ordem política e social quando uma cidade está interligada a outra por uma rua, por exemplo, e surge um problema de infraestrutura os prefeitos não se responsabilizam na solução desse problema alegando que aquela área não faz parte da jurisdição de seu município, ou seja, ficam jogando de uma para outro o problema. A população dessa área de interligação de municípios e quem mais sofrem.  

Esse fenômeno a cada dia fica mais evidente com o crescimento urbano das cidades, realidade esse não só dos países subdesenvolvidos, mas de todos os países em que a população da cidade crescer assustadoramente. Em muitos casos não sabemos onde vai parar o crescimento da cidade e por consequência do fenômeno da conurbação.

Causas da conurbação:

Consequências:

Conurbação Juazeiro do Norte.
Realidade de Muitas Cidades.
Organização: Profº José Carlos


3 comentários:

  1. Oi professor.
    Por aqui esse fenômeno é meio improvável de se encontrar.
    As distância entre cidades é muito grande.
    Ás vezes viajamos longas horas sem encontrar um novo aglomerado urbano.
    Um grande abraço.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Prof. José Carlos. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante seu blog. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!!! Ele é muito importante!!!Valeu.