quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Agrossistemas agrários


Classificação dos Sistemas Agrários
Os principais sistemas agrícolas mundiais são agricultura: itinerante, plantation, agricultura de jardinagem e agricultura moderna.
Os sistemas agrícolas possuem três fatores em comum: O Capital: Fator que define se o sistema agrícola é atrasado ou moderno, intensivo ou extensivo. A Terra: Local de fixação das sementes. Define o tamanho das propriedades e o trabalho: Utiliza grande ou pequena mão de obra, qualificada ou desqualificada.
Agricultura Itinerante 

Praticada por famílias pobres que não possuem capital para melhorar sua produção. Utiliza técnicas arcaicas, como o uso de enxada ou queimada em pequenas e médias propriedades, ou em parte de latifúndios, acaba desgastando o solo e muda-se para outra área. O ciclo se repete, ao se desmatar e queimar essa nova área. O nome itinerante deriva dessa constante mudança. 


Agricultura de Jardinagem
É praticada na Ásia, principalmente no Japão, na Indonésia e na Tailândia. O arroz é cultivado em planícies inundáveis e até em áreas montanhosas onde são construídos terraços. As principais características da Jardinagem são: escassez de espaço para o plantio, utilização de numerosa mão de obra manual, pequena propriedade agrícola, elevada produtividade, uso de adubos e irrigação. 


Agricultura Moderna 

Caracteriza-se pelo uso de sementes selecionadas, pequenas mão de obra, uso intensivo de máquinas, técnicas modernas e caráter empresarial. Grandes propriedades, mão de obra familiar e alta mecanização caracterizam os cinturões agrícolas norte-americanos - um sistema controlado pelo agro negócio. 

Plantation 
As características atuais da Plantation compreendem o latifúndio, a monocultura e mão–de-obra barata e desqualificada, com o objetivo de exportação. A Plantation ocupa áreas do Brasil, Colômbia, América Central continental e insular, África e Ásia.


Agricultura orgânica ou agricultura biológica
 é o termo frequentemente usado para designar 
a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como certos fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável.


Bibliografia: 
Livro Didático Geografia Geral do Brasil (Lúcia Marina e Tércio). Editora Ática (Páginas 430,431 e 432)
 Alunos: José Henrique, Elizandra e Darath

Vídeo:  Sistemas Agrários

Geografia - Aula 06 - Geografia Agrária

Fonte: Aulalivre.net


Geografia - Geografia Agrária: Sistemas Agrícolas

Fonte: sitedescomplic


Sinais dos Tempos - Agricultura

Fonte: Orlando Esteces

Organização: Profº José Carlos

Vida na Roça
Nasci lá no meio do mato
Pois gosto, de fato, da vida na roça
A casa é uma velha palhoça
Adormeço na esteira, contando lorota

Sou um caboclo folgado
Agradeço a Deus por ele me conceder
Meu canto, meu paraíso
Fonte de alegria
Razão de eu viver

De manhã vou pro roçado
Trabalho pesado pra ganhar o pão
Pra mim o divertimento
Cuidar dessa terra e lavrar o chão

Meio dia, no almoço
Comida caseira, me espera no lar
E, na minha sobremesa
Como frutas fescas, lá do meu pomar

Quando vem rompendo o dia
Com muita alegria, ouço a passarada
No meio das folhas secas
Pia o xororó, fazendo algazarra
O tal do macuco esperto e o urú em bando
Piam no grotão
E com essa sinfonia
Encerro meu dia, cheio de emoção

É assim meu dia-a-dia
E a minha vida no sertão
Tenho orgulho dessa terra
E da minha gente, admiração
Respeito a natureza
Digo com clareza: gosto de viver
Aqui no meio do mato
Foi onde eu nasci, aonde eu vou morrer



 OBS: Uma vida extremamente difícil para quem trabalha no campo e muita das vezes não tem seu trabalho valorizado.

Um comentário:

  1. Colega, parabéns pela preocupação em conscientizar as pessoas sobre cuidados diários e com o nosso planeta!
    Abraços
    Amalia Cardoso

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!!! Ele é muito importante!!!Valeu.