domingo, 2 de junho de 2013

Urbanização e suas consequências


Urbanização: suas marcas no Brasil.
Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural.
Somente na segunda metade do século 20, o Brasil tornou-se um país urbano, ou seja, mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades. A partir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais acelerado. Isso se deve, sobretudo, a intensificação do processo de industrialização brasileiro ocorrido a partir de 1956, sendo esta a principal consequência entre uma série de outras, da "política desenvolvimentista" do governo Juscelino Kubitschek.


É importante salientar que os processos de industrialização e de urbanização brasileiros estão intimamente ligados, pois as unidades fabris eram instaladas em locais onde houvesse infra-estrutura, oferta de mão-de-obra e mercado consumidor. No momento que os investimentos no setor agrícola, especialmente no setor cafeeiro, deixavam de ser rentáveis, além das dificuldades de importação ocasionadas pela Primeira Guerra Mundial e pela Segunda, passou-se a empregar mais investimentos no setor industrial.
Com o crescimento da população da cidade alguns problemas surgiram ou se agravaram:
Geografia Urbana: conceito
Realidade das cidades e suas implicações.

Violência na Grande São Paulo
Triste realidade...
Organização: Profº José Carlos

16 comentários:

  1. Olá José Carlos
    Vim retribuir e agradecer tua carinhosa visita. A tua valorosa opinião sobre o meu modo de pensar na entrevista ao "Fala Multiplicador" me encheu de orgulho. O teu blog é um recanto especial pois nos oferece excelentes saberes dentro da disciplina geografia, uma das disciplinas que sempre me aguçou a curiosidade. Deixo meu abraço de boas vindas ao projeto "Educadores Multiplicadores". Sou professora dos anos iniciais e hoje atuo no laboratório de informática da minha escola. Gosto de aventurar com uns rabiscos poéticos. Você me dará muito prazer quando dispuser de tempo para uma nova visita.
    Um caloroso abraço da colega educadora
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gracita pela visita é sempre bom conhecer novas pessoas, divulgar e compartilhar novos conhecimentos. Sua entrevista no Falar Multiplicador foi excelente. Parabéns!!!!

      Excluir
  2. OLÁ !! FIQUEI FELIZ COM SUA INSCRIÇÃO NO GRUPO ENTRE BLOGS E COMUNICO QUE SEU BLOG ESTÁ NA LISTA DE DIVULGAÇÃO DO GRUPO. AGORA É SÓ VISITAR OS OUTROS BLOGS AFILIADOS E DEIXAR EM CADA UM O COMENTÁRIO DIZENDO QUE CHEGOU LÁ ATRAVÉS DO ENTRE BLOGS.
    AMIGO, NO MENU DO MEU BLOG VOCÊ PODE ENCONTRAR DICA ENTRE BLOGS´TENHO POSTADO DICAS PARA AJUDAR NOSSOS BLOGS CRESCEREM. DE VEZ EM QUANDO DÊ UMA OLHADINHA LÁ E APROVEITE. VAMOS CRESCER JUNTOS!!

    CONVIDO A CONHECER TAMBÉM MEU OUTRO BLOG
    Crescimento Cristão-Maturidade

    BJUUSS

    Cris
    Blog Crescimento Cristão

    Fan Page Cristãos em Construção
    Fan Page Monte Horebe Santíssimo - Nova História

    ResponderExcluir
  3. oi meu querido venho do entre blogs pra conhecer seu cantinho e já estou te seguindo, venha conhecer o meu e se gostar me siga também. http://pontocruzdapri.blogspot.com
    obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia José!!
    Obrigada pela visita. Vim aqui conhecer seu blog e gostei muito... ainda mais que tenho que me preparar para o Enem, rsrs...
    Seguindo!
    http://deiarteamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito legal teu blog, parabéns!

    Com o crescimento das cidades, alguns aspectos que tu citou acabam sendo inevitáveis, principalmente a violência por conta da desigualdade social e tantos outros fatores.

    Obrigada pela visita ao meu blog, seja sempre bem-vindo por lá. Acompanharei o seu espaço sempre que possível. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retornei com uma visita e comentário no blog da Nanda. Obrigado

      Excluir
  6. Obrigado por visitar o Arte de Educar, já estou aqui também, muito bom seu blog, um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  7. Olá José Carlos
    Obrigada pela visita ao meu blog, gostei muito do seu. Desejo um belo dia.

    ResponderExcluir
  8. Quanto mais cresce a população mais os problemas vão surgindo e quem paga é a própria natureza, José Carlos obrigada pela visita, parabéns pelo blog, te seguindo e curtindo a sua fan page vem conhecer a minha página também, te convido pra você participar do grupo Amigos lá no facebook, lá você pode divulgar o seu blog, se quiser segue os links abaixo, abraços.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no Face

    Fan Page Retribuo Curtidas

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!
    José Carlos eu faço parte dos educadores multiplicadores e vim aqui conhecer o seu Blog e achei tudo muito interessante. Parabéns!
    Aguardo a sua visita. Abraços
    http://professoracleides.blogspot.com.br/
    http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oi josé para eu incluir seu blog na lista de divulgação é preciso que vc traga o banner do meu blog com redirecionamente para o blog , ok assim que vc colocar e incluo o seu blog na lista ok .

    ResponderExcluir
  11. OLA VENHO ATRAVES DO ENTRE BLOGS E JA TE SEGUINDO LINDO SEU CANTINHO http://mulherfashioon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá professor.
    Prazer em receber sua visita e seu comentário.
    Sou professor da Escola Armando Campos Belo responsável pelo blog da mesma.
    Estamos através do blog divulgando o que de bom fazemos em prol dos nossos alunos.
    Um grande abraço.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!!! Ele é muito importante!!!Valeu.