quarta-feira, 3 de julho de 2019



E. E. E. M. IRMÃ DOROTHY STANG





APRENDIZAGEM ACELERADA
II OFICINA – ANOTAÇÕES EFICIENTES




Professor José Carlos Dos Santos Farias









  

                   Jacundá – PA
               2019


________________________________



E. E. E. M. IRMÃ DOROTHY STANG





APRENDIZAGEM ACELERADA
II OFICINA – ANOTAÇÕES EFICIENTES








Professor José Carlos Dos Santos Farias



   II Oficina aprendizagem acelerada  - anotações eficientes tendo como requisito principal apresentar aos participantes as formas mais eficientes de anotações para organizar suas informações de estudo e leitura, sendo  posteriormente usada para fazer revisões de alta performance.












Jacundá – PA
2019

________________________________


1 Apresentação

Vivemos em um período de grande disseminação de informações e produção de conhecimento nunca visto antes da história da humanidade chegando inclusive a ocasionar a síndrome do pensamento acelerado.
Dentro desse enorme campo de informação, torna-se necessário organizar de forma eficiente essas informações.
No processo de ensino-aprendizagem organizar as informações se tornou fundamental não só para aumentar sua produtividade como também auxiliar no processo de estudo de alto desempenho. ““Segundo o professor Pier” Ninguém estuda se não tiver um lápis é um papel na mão”, o ato de escrever ajuda a entender, aprender e fixar melhor o assunto estudado.
O ato de pensar, refletir e escrever ajuda no longo caminho do ensino-aprendizagem, “ Quando você escreve a sua relação com seus pensamento mudam” – Roberta Rodrigues.













Jacundá – PA
2019
 ____________________________________________


2 Justificativa

O processo de escrever ajuda você transpor seus pensamentos e reflexões para o papel por meios de anotações dinâmicas e eficientes.
O esquecimento daquilo que você leu ou estudou é um dos grandes obstáculos do processo ensino-aprendizagem, o filosofo alemão Hermann Ebbinghaus, por meio do estudo “ Curva do esquecimento constatou que as informações de uma sessão de estudo começam a ser esquecida rapidamente, no momento do estudo estamos com 100% retido, mas com o tempo vamos esquecendo ao ponto que em 30dias depois vamos lembrar de no máximo 20%  até esquecermos por completo o que estudamos ou lemos.
Segundo Hermann Ebbinghaus para evitar a curva do esquecimento à revisão constante do que estudamos é fundamental é um grande auxilio para não esquecermos.
Então, fazer anotações eficientes, como, por exemplo, flash cards e depois usar essa anotação para fazer revisões periódicas irão nos ajudar consideravelmente a evitar a “curva do esquecimento” e tornar nosso aprendizado mais eficiente.













Jacundá – PA
2019

 _______________________________________________________


3 Objetivos

√ Compreender porque devemos fazer anotações durante ou após as sessões de estudo e leitura de um determinado assunto ou livro

√ Entender a importância das anotações no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que após uma leitura ou estudo ativos precisamos externar o que entendemos e aprendemos.

√ Reconhecer as diferentes formas de anotações mais eficientes em nossa leitura e estudo.

√ Identificar as anotações que apresentam maior poder de um estudo e leitura de alto desempenho.

Aprender na prática como fazer anotações eficientes.














Jacundá – PA
2019
 _____________________________________________

4 Referencial teórico

PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo inteligência: manual de instrução de cérebro para alunos em geral/Pierluigi Piazzi. – 3. Ed. Ver. – São Paulo: Aleph, 2014.

Carey, Benedict: Como aprendemos – a surpreendendo verdade sobre quando, como e porque o aprendizado acontece/Benedict Carey: tradução Christiane Simyss. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Elserver, 2015

Oakley, Barbara A.: 1955 – Aprendendo a aprender: como ter sucesso em matemática, ciências e ualquer outra matéria(mesmo se você foi reprovado em álgebras) tradução: Alexandre de Azevedo Palmeira filho – 1. Ed. – São Paulo.

Brown, Peter C. Fixe o conhecimento: a ciência da aprendizagem bem-sucedida/ Peter c. Brown, Henry L. Roediger II, Mark: A McDaniel: tradução: Henrique de Oliveira Guerra; revisão técnica: Claudio de Moura Castro, - Porto Alegre: Penso 2018.














Jacundá – PA
2019
_________________________________________________

5 Metodologia

O presente projeto se fundamento basicamente em pesquisas bibliográfica. Ela se desenvolveu nas seguintes etapas.
1.     Identificação e seleção de material bibliográfico relacionado a temática
2.     Leitura e fichamento do material selecionado com identificação das obras e dos autores.
3.     Elaboração de um lista de material a ser utilizado no desenvolvimento do projeto
4.     Analise do conteúdo do material a ser usado.













Jacundá – PA
2019
_______________________________________

6 Cronograma

Irá ser realizado no segundo semestre de 2019, preferencialmente no mês de agosto.




No turno da tarde realizar preferencialmente dia 28 de agosto, reunindo as turmas dos 3 anos, pois os mesmo irá fazer provas de vestibular e ENEM, já no turno da noite proposta de ser realizado dia 30 de agosto.













Jacundá – PA
2019
___________________________________________________

7 Anexos

Sugestão de roteiro – Anotações Eficientes


·       Primeiro momento

Distribuir aos alunos materiais:

√ Folders
√ 2 textos base para leitura e aplicação de técnica de estudo e leitura
√ 2 Blocos de ficha pautada nº 4
√1 folha A4: para fazer um resumo comprimido
√ 1 folha para construir um ficha cornell
√ Texto com a descrição das principais técnicas de estudo.


• Segundo momento

Começar com vídeo: como estudar – professor Pier 7 minutos.

·Terceiro momento

Apresentação de slide – texto para fazer ficha cornell
Produzir junto com os alunos a ficha cornell

·Quarto momento

Apresentar um vídeo motivacional

Quinto momento

Apresentar slide com texto para fazer ficha flash Cards
Explicação de como fazer flash cards
Sorteio de um livro

Sexto momento

Demonstração de como fazer um resumo Comprimido
Slide com a demonstração de uma ficha resumo comprimido
Fazer junto com os alunos um Resumo Comprimido

Sétimo momento

Selecionar a melhor produção e sorteia um KIT DIA DO ENEM: camiseta e livro

Oitavo Momento

Vídeo motivacional final sobre persistência

 Folder - Modelo





KIT DIA DO ENEM


Brinde


 OU



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Ele é muito importante!!!Valeu.