sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019


CURVA DO ESQUECIMENTO

Difícil começar o texto dizendo isso, mas nós temos a incrível capacidade natural de levar ao esquecimento +- 50% do que aprendemos durante um dia de estudo, se não feita uma boa revisão do conteúdo logo no dia seguinte. É isso mesmo.  E digo mais, se não feita a revisão nos dias seguintes, a tendência é uma perda ainda maior.

Olha só que curioso. Estudos teóricos desenvolvidos pelo psicólogo alemão Herman Ebbinghaus, comprovaram a capacidade do nosso cérebro de armazenar uma informação recém adquirida, mensurando quais seriam os efeitos do tempo sobre nossa memória. É a chamada “curva do esquecimento” (ou Forgetting Curve).


Descoberta em 1885 pelo filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, a curva mostra o quanto de informações nosso cérebro é capaz de reter com o passar do tempo, após uma sessão de estudos com uma hora de duração.

Uma das principais dificuldades do estudante é conseguir se lembrar de tudo que aprendeu. Você até se lembra que foi para a aula, abriu o livro e começou a leitura… Mas, e do conteúdo? Zero? Isso tem uma explicação. Alberto Dell’Isola, conhecido como “o homem-memória brasileiro”, conta no livro “Supermemória – Você também pode ter uma” que esse esquecimento é algo normal do cérebro, mas que existem maneiras de burlar o branco.

A curva do esquecimento nos alerta para algo que, por vezes, negligenciamos: O poder da revisão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Ele é muito importante!!!Valeu.