domingo, 3 de novembro de 2019


REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



A Revolução foi um processo que envolveu várias transformações em aspectos econômicos e sociais, ocorridos especialmente a partir desse fenômeno de transição na produção industrial.
Além da modificação do trabalho artesanal pelo trabalho feito pelas máquinas, a energia de trabalho humana também foi substituída pela energia motriz (energia gerada por água ou vapor). Esse desenvolvimento ocasionou severas transformações no processo produtivo (a maquinofatura substituiu a manufatura) e nas relações de trabalho, alteradas com a proletarização do trabalhador.

A Inglaterra foi o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial, do século XVIII. Este pioneirismo pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor.
Além da fonte de energia disponível, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada nesse período. A mão de obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matérias-primas e máquinas, e contratar em

Por fim, o desenvolvimento industrial deveu-se também à existência de carvão mineral em grande quantidade na Inglaterra. As reservas de carvão eram extremamente importantes, uma vez que a grande invenção da época – a máquina a vapor – funcionava utilizando essa matéria-prima como combustível.


Fordismo e Taylorismo: Similaridades e Diferenças
Fordismo é uma metodologia científica idealizada pelo empresário Henry Ford (1863 a 1947), caracterizada pela produção em massa que revolucionou a indústria automobilística em 1914, quando foi criada a primeira linha de montagem automatizada. Ford criou o mercado de massa para automóveis. E isso não exigia quase nenhuma qualificação do operário. Uma outra característica da metodologia de Ford, era que o trabalho era entregue diretamente ao operário, não sendo necessário movimentos inúteis. Porém o Fordismo só ganhou forças mesmo na década de 1950 e 1960, entretanto em 1970 a metodologia entra em declínio por causa da General Motors, que flexibiliza sua produção e seu modelo de gestão, lança diversos modelos de veículos e adota um modelo de gestão profissionalizado e ultrapassa Ford (a maior montadora de veículos do mundo).

Foi graças ao taylorismo-fordismo que o automóvel se tornou um produto de consumo em massa, se popularizou, e devido aos salários elevados e facilidade de crédito ao alcance da classe média, muitas pessoas conseguiram adquirir seu próprio veículo, o célebre modelo T, lançado em 1908 pela Ford Motor Company.
Taylorismo é derivação do nome do pai da Administração Científica, o engenheiro e também economista Frederick W. Taylor (1856 – 1915). Por introduzir a utilização de métodos científicos cartesianos na administração das empresas. Seus estudos buscaram alcançar a eficiência e eficácia do processo industrial.

O controle flexível e mecanicista elevou fortemente a produção das indústrias, mas em contrapartida gerou muitas demissões e insatisfação por parte dos operários que se sentiram prejudicados com a nova metodologia. Taylor acreditava que oferecendo instruções sistemáticas aos trabalhadores, aumentaria a produção e a qualidade dos produtos e serviços, também acreditava que qualquer trabalho necessitava de um estudo preliminar que determine uma metodologia própria, capaz de gerar o máximo desenvolvimento e capacitação dos colaboradores. Taylor defendia a coparticipação entre capital e trabalho, na busca por menores custos, salários mais altos e o aumento da produtividade.

Através do controle das atividades e de normas procedimentais, considerava que os trabalhos deveriam ser executados de acordo com uma sequência e tempo pré-programados. Para o Taylor o bom funcionário é aquele que não discute ordens e faz o que lhe mandam fazer, sem questionar e sem se impor. Simplesmente assim, a gerência planeja e os operários realizam as tarefas que lhe são determinadas. 

FONTE: https://blog.luz.vc/o-que-e/fordismo-e-taylorismo-similaridades-e-diferencas/

Estudo dirigido - Alunos 1º ano 1 noite - Escola Dorothy Stang
Leitura do texto e posteriormente sua interpretação.

 Texto 1: Revolução Industrial
1ª) Relacione 4 motivos que fizeram da Inglaterra ser pioneira no processo industrial.
Texto 2: Fordismo e Taylorismo: Similaridade e diferenças
1ª) Em quais princípios se baseavam os modelos de produção de Henry Ford e Frederick Taylor respectivamente?
2ª) O automóvel foi o grande símbolo da Segunda Revolução Industrial, qual foi a contribuição do taylorismo para popularização do mesmo? 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Ele é muito importante!!!Valeu.