sexta-feira, 12 de julho de 2019



Professor Fábio Ribeiro Mendes



Professor cria método para ajudar aluno a aprender a estudar

Fábio Ribeiro Mendes desenvolveu o Método de Estudo das Quatro Etapas , que norteia as oficinas. "Mesmo sendo um aluno que tirava notas boas no colégio, eu sabia que não era em função do estudo em casa.. Mas quando fiz o segundo vestibular para Direito e fui rever o conteúdo do ensino médio, notei que já não achava mais tão chato, pois tinha aprendido a estudar sozinho."

"O professor prepara a aula, ensina o conteúdo, passa exercício, prova, recuperação e percebe que o aluno aprendeu o básico do básico, às vezes, nem isso", conta o professor Fábio Ribeiro Mendes, formado em Filosofia e Direito, e especialista em desenvolvimento da autonomia no aprendizado, que desenvolveu um método de aprendizagem ativa, baseado em Oficinas de Estudo.

 As quatro etapas de estudo:

1ª leitura panorâmica;
2ª seleção e marcação de trechos relevantes;
3ª anotações;
4ª exercícios

O método se baseia em quatro etapas:

1ª leitura panorâmica (rápida e superficial) do material de estudo;

2ª seleção e marcação dos trechos mais relevantes no texto;

3ª anotações das informações mais importantes;

4ª exercícios (formulados pelo professor ou mesmo com base nas dúvidas dos estudantes), que vão testar o conteúdo aprendido e ajudar os estudantes a levantar dúvidas.

A vantagem do método, afirma Fábio, é que por meio de um roteiro de oficina de estudos os alunos acompanham as etapas de ensino, e sabem se estão avançando ou não.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Ele é muito importante!!!Valeu.