segunda-feira, 1 de julho de 2019



Livro FOCO: atenção e seu papel fundamental para o sucesso


O QUE APRENDI AO ESTUDAR ESSE LIVRO

Goleman, Daniel
       Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso/ Daniel  Goleman; tradução Cássia zanon. – 1ª ed. – Rio de Janeiro Objetivo, 20014

Psicólogo formado pela Universidade Haver, escreveu durante 10 anos para o jornal New YorK Time, cofundador de um grupo que trabalha inteligência emociona nas escolas. Ter FOCO é a palavra de sucesso
  • A habilidade sutil

A nossa habilidade de ter atenção determina nosso nível de competência em realizar determinadas tarefas.

→ a lição que aprendi:
A nossa atenção determina a realização de uma tarefa bem feita. A realização de uma determinada tarefa com excelência está ligada diretamente a atenção que damos a ela. A atenção vai interferir em nossa compreensão, memorização e aprendizagem ou seja no momento em que estivermos lendo ou estudando devemos está com nossa atenção total.
Na atenção seletiva estamos focados em alguns elementos, e isso pode nos levar a qualquer momento a distração e perda de foco.

Apresentamos 3 tipos de foco, o interno, nos outros e o externo Quando estivermos em uma conversa devemos focar no outro para podermos está ligado na outra pessoa e ela se sentir valorizada e ter a certeza que tem nossa atenção.
       
      ● O homem humano ameaçado

Como a tecnologia captura a nossa atenção e interrompe as nossas conexões.

→ a lição que aprendi:
Como a indiferença e o silencio tem comprometido nossas relações sociais. Hoje as pessoas estão mais conectadas a máquinas e menos a pessoas, alguma vez você, já esteve conversando com um amigo no qual ele passa a maior parte do tempo olhando para a tela de um celular do que para você?

As diversas horas que as pessoas estão olhando fixamente para uma parelho de celular  as coloca em outra realidade se distanciando cada vez mais dos sentimentos reais faltando com isso a chamada habilidade emocional. Além disso,  essa conectividade exagerada na redes sociais tem diminuído a capacidade de manter o foco durante a leitura de um livro.

As mensagens de textos nas redes sociais geralmente são curtas e bem simples, então quando se deparam com um texto um pouco mais extenso e complexo, já bate o desanimo nessas pessoas para continuar lendo, uma vez que, já estão se habituando a textos curtos e às vezes monossilábicos VC...... KKKKKKK....
     
   ● O empobrecimento da atenção
   
   ● A incapacidade de resistir a conferir o e-mail ou o facebook em vez de focarmos na pessoa.

→ a lição que aprendi:
 Cada dia mais as pessoa estão tendo dificuldades em manter a concentração e o foco no aqui e agora.
Muitas pessoas não resistem a interromper a leitura de um livro para verificar as mensagens no Facebook e WhatsApp, perdendo ou diminuindo seu hábito ler um livro com uma boa história para observar e comentar a vida a leia.
Lutar contra distrações do uso descontrolado do celular, já se tornou uma realidade para muitas pessoas.

Caso você chegou até aqui na leitura deste post muito obrigado e significa que você é mais um que gosta e tem o hábito da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Ele é muito importante!!!Valeu.