domingo, 3 de julho de 2016




Geografia no ENEM: conheça os temas mais pedidos

Descubra os assuntos da área de Geografia que mais caíram nas últimas edições do Enem!

Os conhecimentos de Geografia são avaliados na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, logo no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As disciplinas de História, Filosofia e Sociologia também integram esta prova. São 45 questões no total, todas de múltipla escolha e com caráter interdisciplinar (envolvendo conhecimentos nas diferentes áreas).

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias exige que os alunos relembrem o que estudaram ao longo do Ensino Médio e consigam também relacionar o que aprenderam a fatos da atualidade. As questões ligadas à Geografia testam ainda a capacidade de analisar o que acontece no Brasil e no mundo no contexto dos movimentos sociais, da cidadania, da democracia e dos conflitos políticos, econômicos, sociais e ambientais.

O que estudar sobre Geografia para a prova do Enem?
O edital do Enem traz uma descrição bem completa dos assuntos abordados na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. É importante destacar que esta prova é interdisciplinar e envolve conhecimentos em Geografia, História, Filosofia e Sociologia. É um apanhado geral de tudo o que você estudou no Ensino Médio nestas áreas.

As questões exigem também uma visão de mundo mais abrangente. Se você for ligado no que acontece de mais marcante, entender o que influencia a vida das pessoas no Brasil e em outros países, vai se dar bem nesta prova. As Ciências Humanas e suas Tecnologias abordam cinco tópicos especiais:

Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade.
Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado.
Características e transformações das estruturas produtivas.
Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente.
Representação espacial.

Confira a seguir os conteúdos que precisam ser estudados para se fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):

LÍNGUA PORTUGUESA:
Interpretação de texto
Variação linguística
Funções da linguagem

MATEMÁTICA:
Geometria
Cálculo simples
Porcentagem
Probabilidade

QUÍMICA:
Química ambiental
Equilíbrio químico
Transformações químicas
Cálculo estequiométrico
Química orgânica

HISTÓRIA:
Brasil república
Era Vargas
Brasil Colônia
Segunda Guerra Mundial
Idade Média
Escravidão
Militarismo no Brasil
Revolução Industrial
Guerra Fria
Liberalismo

FÍSICA:
Energia
Eletricidade mecânica
Termologia ou calorimetria
Hidrostática
Ondulatória
Sinemática

BIOLOGIA:
Fisiologia
Corpo Humano
Ecologia
Genética
Evolução
Meio Ambiente
Água

Fonte: http://www.folhadomate.com/noticias/educacao/hora-de-se-preparar-e-estudar-para-o-enem

Para responder ao conteúdo de Geografia, você precisa estudar principalmente
Agricultura
Ambiente Físico
Cartografia
Comércio
Divisão Regional Brasileira
Nova Ordem Mundial
População
Processo Industrial no Mundo
Questões Ambientais
Recursos Naturais
Transporte

Os temas mais pedidos na prova de Geografia do Enem

Alguns assuntos da área de Geografia têm sido recorrentes nas provas dos últimos anos. Confira:

Agricultura – questões sobre a reforma agrária e os problemas com a distribuição de terra, o extrativismo predatório, o agronegócio, a agropecuária, os impactos ambientais da produção agrícola, a fome no Brasil e na América Latina. Os impactos sociais da agricultura, como o êxodo rural, por exemplo, também aparecem bastante.

Aspectos socioeconômicos – são questões que abordam conhecimentos sobre desemprego, migração, mortalidade infantil, natalidade, indicadores de saúde, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para se sair bem nestas perguntas é preciso conhecer também dados sobre a população, como crescimento e envelhecimento.

Desenvolvimento e Impactos Ambientais – aborda o processo de crescimento e funcionamento das cidades, da economia urbana e industrial, considerando ainda suas desigualdades e limitações. As questões costumam considerar os impactos ambientais provocados pela ação humana, como o desmatamento e suas consequências econômicas e sociais.

Geopolítica – a Geopolítica pede a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países a partir da compreensão de alguns parâmetros fornecidos pela Geografia como: localização, território e posse de recursos naturais. São exemplos de questões sobre Geopolítica aquelas que tratam da Globalização, conflito árabe-israelense, influência dos Estados Unidos no mundo atual e o uso de recursos energéticos no mundo.
Os assuntos mais frequentes

Veja o que foi questionado sobre Geografia em três edições seguidas do Enem:

As questões sobre Solo ocupam o topo do ranking. Foram 6 perguntas sobre este tema nos últimos anos.

Os Movimentos Migratórios no Brasil aparecem em segundo lugar, com 4 questões.

Outros temas dividem a terceira colocação no pódio, cada um com 3 perguntas: Problemas Ambientais (poluição do ar, poluição do solo, aquecimento global, efeito estufa e chuva ácida), Taxa de Natalidade e Mortalidade, Densidade 
Demográfica, Pirâmide Etária.

Em quarto lugar ficaram os temas Reforma Agrária, Energias Renováveis, Economia Mundial e Economia Brasileira, com 2 questões cada.

Outros assuntos abordados em questões das provas foram: Expansão da Indústria Brasileira, Lixo, Clima, o conflito entre Israel e Palestina, Crescimento Demográfico, Distribuição de Terra, Reformas Territoriais, Rede de Transporte Brasileira, Elementos da Paisagem.
A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias

O Enem conta com quatro provas em diferentes áreas do conhecimento. No primeiro dia do Exame, são realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (onde estão as perguntas sobre Geografia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Cada uma delas conta com 45 questões de múltipla escolha, e as respostas das perguntas devem ser marcadas em uma folha própria. O tempo total para realização do Exame neste dia é de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização para o início.

No segundo dia do Enem, as áreas de conhecimento das provas são Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Além delas, tem ainda a redação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!! Ele é muito importante!!!Valeu.